O que pode garantir a eficácia dos testes de gravidez?

Pode parecer óbvio para muitas mulheres a realização de um teste de gravidez para ter certeza se há ou não uma gestação. Mas em muitos casos, as mulheres preferem realizar outros métodos ou até mesmo por cultivarem medo de um resultado positivo.

Atualmente, é possível que as mulheres encontrem a possibilidade da realização do teste de gravidez pela internet. Trata-se de um método em que algumas perguntas devem ser respondidas com honestidade e ao final, é calculada a probabilidade de a mulher estar esperando um filho ou não, além é claro, da orientação para que realize um teste de gravidez para confirmar o resultado.

Geralmente, o ideal é que a mulher espere pelo menos cinco dias de atraso menstrual para realizar um teste de farmácia. Os testes captam a quantidade de HCG presente na urina, e este é um hormônio exclusivo da gestação. Se a mulher realiza o teste antes de um atraso menstrual mínimo, pode se deparar com um ‘falso’ negativo, já que pode não haver uma concentração mínima de HCG no organismo, suficiente para ser identificada por meio da amostra de urina. Este hormônio da gravidez surge no corpo feminino após 72 horas da implantação do embrião, mas ainda assim, esperar é essencial para um resultado mais preciso.

Quando é indicada a realização do teste de gravidez antes do atraso menstrual?

Muitas mulheres não apresentam um ciclo menstrual regular, portanto, ao suspeitarem de uma gravidez, podem realizar o teste.

Vale lembrar que com a quantidade de 25 mUI de HCG presente no corpo, é possível que um teste de farmácia sensível identifique a gestação. Mas se for um caso de ciclo irregular, em que as suspeitas da mulher estejam baseadas em sintomas atípicos, um teste de maior sensibilidade conhecido como qualitativo, capaz de detectar a presença do HCG em apenas 10 mUI pode ser realizado. Essas informações de sensibilidade do teste podem ser geralmente identificadas na bula do produto.

Por que a primeira urina do dia é a recomendada para a realização do teste?

Segundo especialista do portal Trocando Fraldas, a concentração do hormônio HCG é muito maior no corpo da mulher, mas ainda assim recomenda-se que o primeiro jato de urina seja desprezado e que a mulher colete a primeira urina em um recipiente de plástico limpo e bem seco.

Perguntas que a mulher pode tentar responder antes da realização de um teste

  • Teve relação sexual sem camisinha ou sem qualquer outro método de contracepção no último ciclo?
  • Tomou a pílula do dia seguinte?
  • Há quanto tempo a menstruação está atrasada?
  • Percebeu algum corrimento de cor rosa ou marrom?
  • Sentiu os seios doloridos ou percebeu que os mamilos se tornaram mais escuros?

Se a resposta da mulher para essas 5 perguntas foi sim e se o atraso menstrual é de no mínimo 5 dias, existe a probabilidade de uma gestação e um teste deve ser realizado para que se tire a dúvida.

Daiana Barasa

Deixar uma Resposta